Hutrin faz parceria com o Hemocentro para coleta de doações de sangue

 

Unidade móvel realizará a coleta de sangue, das 8h às 17h, no estacionamento do Hutrin, na próxima quarta-feira (15)

 

Foto: Divulgação

Devido a pandemia, os estoques de sangue estão caindo em todo o Brasil. De acordo com dados da Hemorrede Pública, os estoques estão com um déficit de 20% em todo o estado. A instituição tem realizado campanhas constantes para incentivar a doação de sangue em suas nove unidades em Goiânia e no interior.

Pensando nisso o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) fechou uma parceria com o Hemocentro de Goiás para aumentar os estoques de sangue no Estado. Na próxima quarta-feira (15), uma unidade móvel do Hemocentro realizará a coleta de sangue, das 8h às 17h, no estacionamento do Hutrin. Além da coleta, serão realizados cadastros para a doação de medula óssea.

 

Quem quiser participar da doação precisa apenas fazer um agendamento prévio, por telefone, no hospital. As medidas preventivas contra o Covid-19 exigiram alterações no protocolo da doação. A unidade móvel tem capacidade para fazer 120 procedimentos por dia, mas, para evitar aglomeração de pessoas vai realizar a metade dos atendimentos.

 

Cuidados com a higiene também foram intensificados no hospital, além da oferta de álcool gel para todos. O processo de doação inclui uma entrevista prévia e o procedimento em si, que dura cerca de 20 minutos. Cada pessoa doa em média 400 ml de sangue.

 “Todos os anos o Hutrin viabiliza essa parceria com o Hemocentro, incentivando tantos os colaboradores como a população em geral a participarem da doação de sangue”, afirma o diretor do IMED, Getro Pádua. “Sabemos que devido a pandemia o estoque vem sofrendo uma baixa, mas as demandas são altas, por isso é de extrema importância que quem está apto a doar venha participar da ação, uma única bolsa de sangue pode salvar quatro vidas”.

Quem pode doar

 

Os requisitos básicos para a doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento (com foto) válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis e, quem tem mais de 60 anos, precisa ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe o prazo é de 48 horas.

Recomendação do Ministério da Saúde

 

Uma nota técnica do Ministério da Saúde orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem que verifica se o candidato está apto para fazer a doação de sangue.

Serviço:

Coleta de Sangue

Onde: Estacionamento do Hutrin

Quando: 15 de julho, das 8h às 16h

Agendamento: (62) 3110-8735 (haverá entrevista prévia)                                

______________________________________________

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br


Postar um comentário

0 Comentários