Iges-DF reforça ações de segurança no trabalho


Objetivo é conscientizar os colaboradores para prevenção de acidentes de trabalho em alusão ao Abril Verde



Com o propósito de conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho, todas as unidades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) estão recebendo visitas da equipe da Gerência de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (Gesas) para orientar e distribuir material informativo para os cerca de 9 mil colaboradores. A ação é feita em alusão ao Abril Verde, mês dedicado ao Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

O engenheiro de segurança do trabalho da Gesas, Reginaldo Bueno, ressaltou que a ideia é resgatar ações de auto-cuidado entre os profissionais durante a primeira visita realizada nos setores administrativos que funcionam no PO 700, nesta segunda-feira (19).

“Por isso, trouxemos um material informativo, onde há um texto sobre o Abril Verde e, no verso, um formulário para que cada colaborador firme dois compromissos de segurança, sendo um pessoal e um profissional”, disse.

Segundo ele, entre os compromissos pessoal podem estar atitudes como não falar ao telefone ao dirigir, evitando acidentes de carro, ou não subir escadas correndo, já que existe um alto risco de lesionar as articulações. “Quanto ao compromisso profissional, o colaborar pode se comprometer a, quando estiver usando o computador, colocar o monitor na altura correta e manter a postura adequada na cadeira”, citou Reginaldo Bueno.

O engenheiro esclareceu que o formulário será devolvido ao Gesas e, após o prazo de 12 meses, será verificado se o colaborador cumpriu com as duas metas. “Temos que desenvolver a percepção do risco para prevenção de acidentes. Queremos levar essa cultura não apenas no ambiente laboral, mas também para casa. Precisamos das pessoas trabalhando com qualidade de vida e segurança”, frisou.

Durante a ação, a equipe aproveitou para reforçar a importância do uso da máscara contra a covid-19, que seguem as normas do decreto 40.648, de 23 de abril de 2020, bem como o decreto de número 41.849, de 27 de fevereiro de 2021, que tratam sobre o assunto.

Segundo ele, a previsão é de que a ação seja realizada amanhã na Central de Abastecimento no SIA. No Hospital de Base (HB), a iniciativa já começou e, nos próximos dias, deve ser feita no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas seis unidades de pronto atendimento (UPAs).

Também será feito um webinar no Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, em 28 de abril. Em breve, o evento será amplamente divulgado entre os profissionais.


Fotos: Davidyson Damasceno.

Postar um comentário

0 Comentários