Seis podcasts sobre Educação para estudantes e professores

Formato conquistou brasileiros e agora supre demanda da comunidade educacional






Embora já esteja disponível no Brasil pelo menos desde 2004, foi em meados de 2018 que o podcast começou a conquistar o brasileiro e 2019 se tornou o “ano do podcast” no país: segundo pesquisa realizada pela plataforma de streaming Deezer, o consumo de podcasts subiu 67% de 2018 para 2019. Essa notável popularização entre os ouvintes despertou o interesse também dos estudantes, que encontram no formato uma maneira prática, fácil e acessível de estudar sobre diversos assuntos.

Com o isolamento social, os alunos começaram a buscar ainda mais o formato. A vestibulanda Júlia Mirelly Carvalho Fanis, de 17 anos, faz parte dessa estatística. Para manter-se com o conhecimento de atualidades sempre em dia, cada vez mais exigido nos vestibulares e Enem, tanto na redação quanto nas questões das mais diversas disciplinas, a jovem passou acompanhar o podcast Atualizando, produzido pelo Curso Positivo. “Quando soube que teríamos mais esse recurso para nos atualizarmos, fiquei curiosa e logo se tornou um vício, pois além de prático, porque consigo ouvir fazendo outra atividade, não é cansativo, os temas são comentados de maneira clara, sem que eu precise acompanhar de um livro, por exemplo. Além disso, como os temas são apresentados pelos meus professores, me sinto segura em confiar, principalmente quando me baseio para escrever alguma redação”, completa. 

Além dos estudantes, professores também passaram a encontrar alternativas de podcasts para se manterem atualizados sobre assuntos referentes à Educação e suas áreas específicas. Abaixo, uma lista com alguns podcasts que podem auxiliar estudantes e professores a aproveitar o formato para aprender e se desenvolver:



Em 20 episódios, professores das disciplinas de Humanas do Curso Positivo debatem com convidados temas do momento, com visões divergentes, para manter os alunos atualizados sobre os principais debates do país e do mundo e ajudá-los a fazer suas análises críticas de cada situação. Entre março e julho, os professores discutiram a pandemia do coronavírus, as manifestações de rua contra e a favor do presidente da República, o problema habitacional do país e a situação das favelas, o desmatamento e a crise hídrica, entre outros assuntos, muitos dos quais sugeridos pelos próprios alunos. 




PodAprender é um podcast da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos da rede pública, em mais de 200 municípios brasileiros. Com frequência quinzenal, o programa aborda temas relacionados à Educação e traz sempre convidados diferentes, com vasta experiência, que inspiram e trazem dicas e reflexões aos colegas professores.




Publicado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o programa tem como objetivo colocar a Educação no centro do debate, apresentando diversos argumentos e diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica. Especialistas de diferentes áreas são convidados para os programas além de pessoas com histórias inspiradoras e com poder transformador para a sociedade. 




Apresentado pelo leigo curioso, Ken Fujiota, e pelo cientista PhD, Altay de Souza. O Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. O programa traz respostas para perguntas enviadas pelos ouvintes, baseadas em artigos científicos e traduzidas didaticamente pelos apresentadores. Uma boa alternativa para os estudantes.




O Presidente da Semana é um podcast sobre história e foi idealizado pelo jornalista Rodrigo Vizeu. Ele conta a trajetória de todos os presidentes brasileiros e do contexto social e político de cada mandato, desde a época em que foi implementado o presidencialismo no Brasil até os dias de hoje. É uma ótima opção para estudar mais sobre a História do Brasil.




O Resumov é um portal criado pela professora Susane Ribeiro, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). No podcast, ela dá dicas para estudar, passar no vestibular e tirar uma boa nota no Enem. Além disso, é possível encontrar vídeos e conteúdos para baixar, para auxiliar no estudo e no planejamento dos vestibulandos.

Postar um comentário

0 Comentários