Como poupar seu dinheiro visando a compra de um imóvel em Brasília

Crédito: Pixabay

Apesar da situação crítica atual em que a economia brasileira se encontra, ainda é notável o sonho de arrebatar um apartamento à venda em Brasília, que a grande maioria das pessoas possui. Afinal, ter a casa própria é sinônimo de independência, de realização pessoal, além de toda a tranquilidade que ter a própria casa traz para a pessoa. Sair do aluguel é algo que impacta muito no orçamento da família, sendo que a partir desse momento, você vai gastar dinheiro com as prestações do seu próprio imóvel, ao invés de gastar com o aluguel, que não te trará retorno algum.

Mas, não é para todo mundo que realizar esse sonho é fácil, muito pelo contrário até. A situação financeira do brasileiro não é das melhores, e a tendência para o futuro não é melhor, infelizmente. Por isso, para quem deseja realizar o sonho de comprar um imóvel, é preciso planejar muito para dar tudo certo. Poupar dinheiro bem antes de começar a pesquisar as casas para vender em Brasília da sua região é muito importante, já que você já deve ter um capital ao seu dispor quando for fazê-lo. A maioria dos proprietários e das imobiliárias, pedem que você faça um substancioso adiantamento para fechar negócio, parcelando e financiando o resto depois. Assim, a necessidade de se ter dinheiro em mãos para fazer um adiantamento é gigante.

Analise e conheça as suas finanças

Quando se decide juntar dinheiro para comprar um apartamento, ou para qualquer outra coisa na vida, é preciso entender exatamente como está a sua situação financeira logo no início. Isso é importante para você conseguir traçar uma linha de ação para juntar dinheiro, ficando difícil fazer isso quando não se sabe o quanto se gasta mensalmente. Selecione e coloque todos os seus gastos mensais numa lista, organizando-os entre aqueles que são fixos e inalteráveis, como o aluguel e a conta de internet, por exemplo, e entre aqueles que variam de um mês para o outro, como o supermercado, por exemplo.

É importante ser detalhista e não achar que pequenos gastos não importam, sendo que podem ser eles que encarecem o seu orçamento no final. Pequenas despesas como um cafezinho tomado sempre depois do almoço, além de muitas outras manias que necessitam de dinheiro, podem fazer uma grande diferença para o sucesso do seu planejamento financeiro. Veja aquelas coisas que realmente são importantes e aprenda a fazer escolhas, cortando algumas não tão necessárias. Isso te ajudará muito a poupar dinheiro.

Evite comprar por impulso

Comprar por impulso é um dos maiores erros daqueles que querem poupar dinheiro para comprar um imóvel, pois para esse desejo se concretizar, é preciso ter muita disciplina e ser muito racional. É preciso avaliar e analisar a real necessidade daquela possível compra, além de evitar de comprar no primeiro momento. Primeiro analise se realmente precisa daquilo, e se realmente precisar, o correto é pesquisar muito e comparar preços de diversas lojas. Nunca compre o produto no primeiro lugar que você o veja, espere até ver outras opções.

Manter-se dentro do caminho para o seu objetivo final é imprescindível, sendo que muitas pessoas se perdem por conta de decisões impensadas. Pense que se você vive um uma kitnet em Brasília super pequena, por exemplo, e quer uma outra realidade para você, algo supérfluo como um tênis ou um vestido novo, não deve ser o suficiente para te tirar dos trilhos. A recompensa virá no futuro, quando finalmente conseguir comprar o seu imóvel próprio.

Ponha o seu dinheiro para render

Um apartamento é um bem de grande valor, sendo assim, as pessoas devem juntar uma considerável quantia antes de querer dar uma entrada. Além do mais, não é só a compra em si, a aquisição também te exigirá gastos com documentos, com pequenos reparos no imóvel caso precise, decoração, mobília e coisas relacionadas com a mudança. Assim, um dinheiro extra é sempre bom ser guardado para sanar essas coisas. Portanto, além do simples ato de economizar dinheiro, seria bom se colocasse ele para render o máximo possível, ampliando o seu poder de compra. Para isso, seria bom visitar um consultor financeiro, ele poderá te dar muitas dicas sobre investimentos.

Faça um consórcio

O consórcio é uma ótima alternativa para quem deseja poupar dinheiro para comprar um imóvel, já que para o processo dar certo, é preciso muita paciência e planejamento. Procure uma administradora confiável e verifique as propostas e os planos que ela possui, escolhendo o que for mais viável para você. Sempre escolha uma parcela que seja possível para você pagar, não adianta querer adiantar as coisas, é preciso ter calma e ser realista.

O interessante para que as coisas saiam mais rápidas, é você sempre dar um lance para tentar adiantar a sua contemplação, assim que você e a sua família tenham uma folga no orçamento, que permita que façam isso. O financiamento é uma opção bem menos prática e acessível para a aquisição de um apartamento do que os consórcios, uma vez que os últimos não possuem taxas de juros, tendo apenas uma taxa administrativa. O consórcio é uma alternativa bem dinâmica e que te possibilita um planejamento bem maior.

Comece cedo a poupar

Pense em tantas pessoas conhecidas por você, que não conseguiram comprar uma casa própria e nem construir um patrimônio para deixar aos filhos, mesmo depois de passarem a vida inteira delas trabalhando muito. Conseguir comprar um imóvel tem mais a ver com a sua capacidade de planejamento do que com qualquer outra coisa. Pense que uma pessoa que ganha bem, mas que ao mesmo tempo gasta muito também, não terá condições de poupar dinheiro para comprar um imóvel. Mesmo que você ganhe pouco, se preocupe em economizar desde o início, assim conseguirá planejar a compra do seu imóvel de uma forma bem mais racional.



Para você que curtiu nosso artigo sobre como poupar dinheiro visando a compra de um imóvel, fica a dica para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!








Postar um comentário

0 Comentários