Rede social de Brazlândia realiza primeiro encontro virtual

Comunidade e representantes de entidades públicas e privadas debateram o PDOT, a produção agrícola e a preservação do meio ambiente da região


A rede social de Brazlândia realizou, nesta terça-feira, 2 de junho, a terceira reunião de 2020. Em seu primeiro encontro por videoconferência, o grupo discutiu o plano diretor de ordenamento territorial (PDOT) da cidade, ações para estimular a produção agrícola e preservar o meio ambiente e o trabalho dos grupos focais.

O promotor de Justiça e coordenador da Comissão de Proteção da Ordem Urbanística e do Meio Ambiente de Brazlândia (Preserva Brazlândia), Dênio Augusto Moura, explicou o processo de revisão do PDOT. Ele enfatizou que “a sociedade deve participar ativamente do processo de revisão do plano diretor, pois o futuro de nossas cidades é muito importante para ser terceirizado”.

Os representantes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) Odilon de Oliveira Junior e Mac Leonardo da Silva Souto apresentaram as ações da pasta para estimular a produção agrícola e a preservação ambiental na região. O presidente Conselho Desenvolvimento Rural e Sustentável de Brazlândia, Lauro dos Santos Correia, destacou a importância do produtor rural na preservação da região.

Os grupos focais da rede social, criados para atender necessidades específicas da comunidade, falaram sobre as demandas relacionadas à saúde, à manutenção urbana e à segurança pública. A reunião virtual contou com a participação de 33 pessoas. Para a presidente da Associação Pró-Descoberto, Rosany Carvalho, “foi uma experiência fantástica, pela participação e pelo interesse dos integrantes da rede e dos convidados. Sinto que essa pandemia, esse distanciamento, aflora ainda mais o desejo de participar e de contribuir para o desenvolvimento e melhorias para a nossa cidade”.

Para chefe de gabinete da Promotoria de Justiça de Brazlândia, Rozimeire Xavier, esse encontro de representantes de setores públicos e privados e da comunidade, que buscam soluções para os problemas da região, demonstra que “a sociedade não está letárgica e que este movimento, ainda que virtual, é necessário para que os problemas não se agravem ou se perpetuem”.

Preserva Brazlândia
A Comissão é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), em parceria com a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brazlândia. O objetivo é manter um espaço democrático para discussão e busca de soluções conjuntas para os problemas locais relacionados ao uso e à ocupação do solo, tendo em vista a relevância ambiental e hídrica da região, responsável pelo fornecimento de cerca de 60% da água consumida no Distrito Federal.

Postar um comentário

0 Comentários