Observatório da Mulher reforça transparência nas informações sobre a realidade das mulheres do DF

Portal foi lançado nesta segunda-feira (29) numa Live realizada diretamente do Palácio do Buriti

Foto: Marcos Paulo.

Está no ar o novo portal Observatório da Mulher www.observatoriodamulher.df.gov.br , coordenado pela Secretaria da Mulher, SMDF. O portal reforça o compromisso da transparência nas informações, além de ampliar a acessibilidade digital á população, especialmente às mulheres em situação de violência. O evento de lançamento do Observatório ocorreu por meio de uma Live transmitida nesta segunda-feira (29), diretamente do Salão Branco do Palácio do Buriti, pelos canais do Twitter da @AgenciaBrasilia e do Facebook @GovDF.

Com largo conteúdo de estatísticas e informações constantemente atualizadas sobre a realidade das mulheres no Distrito Federal, o Observatório da Mulher _ criado pelo Decreto 40476/2020, de 2 de março de 2020, do Governador Ibaneis Rocha _ especifica em mais de 40 gráficos, dados comparativos sobre as mulheres do DF nas áreas da saúde, segurança pública, educação, assistência social e do trabalho. A Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, destaca que um dos principais objetivos do portal é contribuir para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. “Quando criamos o Observatório, criamos um canal de transparência, de integração de informações. Entregamos esse portal à sociedade para que todos possam conhecer a realidade das mulheres e se engajar, criar movimentos e se envolver de fato nas questões relevantes para o público feminino. Além de trabalhar nas políticas públicas de proteção e combate à violência nós vamos além, pois percebemos e buscamos agregar todas os direitos que precisam ser conquistados e reafirmados para as mulheres, ressalta a Secretária.

Além da Secretaria da Mulher, o Comitê Gestor do Observatório é composto pelas Secretarias de Educação; do Trabalho; da Saúde; do Desenvolvimento Social; de Segurança Pública; da Casa Civil; e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Codeplan. O presidente da Companhia, Jean Lima, presente no evento de lançamento do Portal, destaca o papel da Codeplan no Comitê Gestor. “Assessorar as Secretarias na elaboração e na avaliação de políticas públicas; esse é o nosso papel fornecer a expertise para elaboração de políticas públicas em diversas áreas de atenção à mulher. Os índices de emprego e desemprego apontam clara desigualdade de gênero em diversos âmbitos e o observatório traz essa visão mais nítida dessa realidade para nos ajudar a monitorar e acompanhar as políticas públicas”, pontua.

O Observatório também traz informações sobre a Lei Maria da Penha; as formas de violência; a Lei do feminicídio; além da Cartilha da SMDF e o violentômetro. Também estiveram presentes no evento de lançamento do Observatório da Mulher, o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; o Subsecretário de Tecnologia da Casa Civil, Antônio de Pádua; o Secretário de Trabalho: Thales Mendes e a Secretária Executiva de Educação: Janaina Almeida.

Postar um comentário

0 Comentários