Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Dia do Biomédico é aprovado na CLDF

01/04/2020

/ por Paulo Melo
O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos) é autor do projeto de lei nº 97/2019, que institui o "Dia do Biomédico", o qual passará a integrar o calendário oficial do DF


Ele atua no ramo da biomedicina, e para ter este tipo de profissão é necessário possuir muito conhecimento sobre o organismo humano e sua organização. Este profissional costuma atuar em áreas mais voltadas para a parte celular, como a microbiologia, a genética, imunologia e mais. A parte molecular também é muito estudada pelos biomédicos. 

Segundo Delmasso, o biomédico é um profissional formado para diagnosticar doenças e medir certas interações do ser humano com o seu meio ambiente. “A biomedicina é mais que uma profissão, mais que um trabalho, mais que um registro profissional, é uma forma de ver, encarar e reagir para o mundo, comprometida com a vida, em todos os seus aspectos.”, explicou.


De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica. A Biomedicina no Brasil completa 53 anos em 2019. São cinco décadas desde o projeto inicial do curso, embora a regulamentação só tenha vindo anos após, em 1979. 

Hoje, uma das profissões mais atrativas do mercado de trabalho, com mais de 220 cursos espalhados por todo o país. A data prevista pretende homenagear o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de análises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente. Essa é a missão dos biomédicos, fazer a diferença a serviço da saúde e da ciência. 

A CLDF aprovou, ontem dia (31/03), o projeto de lei nº 97/2019, do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), instituindo o "Dia do Biomédico", o qual passará a integrar o calendário oficial do DF.
( Hide )
  1. Em nome da Associação dos Biomédicos do Distrito Federal- ABMDF, gostaria de agradecer ao Deputado e PARABENIZAR PELA INICIATIVA. A BIOMEDICINA é detentora de parcela considerável de profissionais atuando no diagnóstico laboratorial no Brasil; sem contar com nossa importância na compreensão do contexto social e epidemiológico das doenças. Nosso trabalho em coletar, analisar e laudar os exames laboratoriais da população é essencial
    para o adequado diagnóstico, que assegura o direito do paciente ao tratamento seguro e de
    qualidade. Gratidão, Saudações Biomédicas

    ResponderExcluir

%23%20Brasília%20de%20Todos%20Nós
Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós