Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Detran e Bombeiros alertam motoristas para cuidados no trânsito no período de chuvas

30/09/2017

/ por Paulo Melo
Verificar o funcionamento dos limpadores e dos freios são uma das dicas para evitar acidentes. Pistas ficam mais escorregadias depois de um longo período de estiagem

Motoristas devem aumentar cuidados ao volante com a chegada do período de chuvas. Foto: Gabriel Jabur.
Depois de 127 dias de estiagem, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal teve as primeiras chuvas nessa quarta-feira (27). Com isso, as pistas ficam escorregadias, e os motoristas devem tomar alguns cuidados.

Como o período de estiagem foi extenso, houve grande acúmulo de sujeira, fuligem e óleo no asfalto. Isso, misturado à água, deixa as vias mais perigosas.

Além do asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) listou alguns cuidados que os motoristas devem tomar para impedir batidas:
Reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente
Manter os pneus calibrados
Usar o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abrir um pouco as janelas, para deixar o ar circular pelo carro e ter melhor visibilidade
Fazer a revisão dos freios, limpadores e faróis do veículo
Evitar freadas bruscas

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, chama a atenção para a importância de fazer a revisão do veículo. “Ficamos muitos meses sem chuva em Brasília, e os motoristas se esquecem de verificar se os equipamentos obrigatórios estão funcionando bem, como os limpadores, que podem ficar ressecados depois de um longo período de estiagem”, alerta.

De acordo com o capitão Ronaldo Reis, do Serviço Operacional de Informação Pública, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, os condutores devem buscar um local seguro e, quando avistarem alagamentos ou enchentes, não entrar na via se a água estiver acima da metade da roda do caro.

No caso de acidentes, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, além de sinalizar com triângulo para evitar colisões.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós