Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

‘Arte na Praça’ movimenta Sobradinho

27/09/2017

/ por Paulo Melo
Ação cultural oferece diversos serviços para a comunidade, como oficinas de arte e palestras, inteiramente gratuitas




Fotografia, artes cênicas, artesanato, DJs e dança. Tudo isso está reunido na Praça das Artes na quadra 8 de Sobradinho, no evento promovido pela Artise – Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno, que ocorrerá todos os sábados, até março de 2018. O fundador da Artise e conselheiro de cultura da cidade, Alex Paz, acredita que o projeto vai revitalizar a arte e o comércio local da quadra. “O local vai se tornar o melhor ponto de cultura da nossa comunidade e, possivelmente, vai ajudar a ter o título histórico de ‘Cidade Arte’”, afirma.
Os moradores da cidade fazendo uma divertida aula de zumba.

A educadora social e produtora cultural Priscila do Carmo é responsável pela oficina de dança. Ela observa a importância de ocupar um espaço de forma positiva para os moradores. “A tendência é diminuir a violência com as ações culturais. Dos jovens que usavam o local de forma negativa e que estão com o tempo ocioso, a praça precisa ser um local de convivência e de troca de experiências”, afirma. Serão oferecidas também oficinas de cinema, roteiro e pintura em tecido.

O evento contará, ainda, com a feira de artesanato e produtos orgânicos; uma apresentação artístico-musical; artistas locais; praça de alimentação; palestras e oficinas de arte, todos os sábados, durante o dia inteiro.

O professor de geografia e DJ Rubino Ramos acredita que irá diminuir a violência na cidade e o tráfico de drogas próximo da praça. Ele que ministra as oficinas de DJ. “Com esse projeto cultural na cidade, pode diminuir a violência em Sobradinho. E também diminuir o tráfico de drogas na praça e em locais próximos”.

O projeto está sendo divulgado nas escolas e faculdades da cidade, os instrutores das oficinas se juntam e fazem o intervalo cultural com os alunos, para divulgar o arte na praça, e assim, convidar todos para participar das oficinas e palestras.

O morador e professor de dança Luiz Vasques destaca que o projeto cultural trouxe o movimento de volta para a cidade. “Essa ação cultural já está movimentando a praça. E o que está sendo oferecido para a gente, não é apenas diversão, mas um aprendizado com as oficinas e palestras”. O projeto está sendo realizado com verba do Governo do Distrito Federal.

O morador e estudante John Cirino afirma que a praça se tornou um ponto de diversão e encontro de amigos. “É bastante interessante esse projeto cultural na cidade. Posso me divertir e encontrar com os meus amigos. E ainda aprender nas oficinas e palestras”.

Serviço:

Todos os sábados das 10h às 21h.

Oficinas e Palestras: 14h às 16h.

Praça de artesanato e a feira de orgânicos: 10h às 18h.

Praça de alimentação: 10h às 19h.

Shows: 17h

Fique por dentro da agenda no site: https://artise8.wixsite.com/artenapraca


Por Alessandro Costa.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós