Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Artigo: O custo de construir

06/08/2017

/ por Paulo Melo
¹Rostana Anízia

Muitas são as dúvidas ao escolher entre comprar e mobiliar um apartamento novo ou construir e mobiliar uma casa em condomínio. Alguns itens são imprescindíveis antes de tomar a decisão mais adequada



Construir uma casa é cerca de 30% mais barato que comprar um apartamento de padrão equivalente, apesar do fato deste costumar contar com uma área menos generosa e um valor de condomínio mais alto. Em uma casa, é possível também customizar o tamanho e a disposição dos espaços do jeito que se imagina. Porém, o processo é complexo e demanda até quatro vezes mais tempo.

É uma obra que não exige reforma para decoração de interiores, pois, enquanto no apartamento é preciso demolir e construir paredes, trocar bancadas e revestimentos e realocar os pontos elétricos, na casa é possível pensar no projeto completo desde a fundação até o último adorno sem mudar uma parede ou tomada de lugar. É um processo que exige muita dedicação do proprietário para acompanhar todas as etapas do projeto e de sua execução.

Para a construção de uma casa completa, é preciso contratar vários projetos (como os de arquitetura, interiores, levantamento topográfico, elétrico, hidrossanitário, estrutural e paisagístico) e aprovar parte deles na prefeitura e na administração do condomínio antes de contratar uma empreiteira para orçamento e execução.

Outro fator importante é que para a compra de um apartamento existem financiamentos; já, para a construção de uma casa o ideal é ter a verba já pronta para isso, pois as linhas de crédito, neste caso, não são tão atraentes.

¹Rostana Anízia é Arquiteta e urbanista.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós