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10 dicas de organização que vão mudar a sua rotina (e a sua vida)

13/08/2017

/ por Paulo Melo
Um dia organizado ajuda com a ansiedade e o estresse, sabia?

O bullet journal é um método analógico que além de ajudar na organização, é terapêutico

A correria do dia a dia garante bagunça: parece que nunca existe tempo suficiente para fazer tudo o que o trabalho e a vida social exigem e ainda manter a casa – e a vida inteira – organizada. É também uma questão de hábitos: na pressa de fazer tudo o mais rápido possível, criamos uma cultura de ir pelo caminho mais rápido, e ele, comumente, é conhecido por ser o mais desorganizado e caótico.

Quem nunca usou a desculpa do 'depois eu arrumo' que atire a primeira pedra – e com certeza precisou lidar com a bagunça de roupas em cima da cadeira por semanas. Manter uma rotina organizada, no entanto, também depende de estabelecer hábitos diários que ajudem nessa tarefa. Pode parecer impossível mudar o funcionamento do seu dia no começo, mas tudo fica mais fácil quando você percebe os benefícios. Algumas dicas, aliás, servem até como uma terapia, diminuindo o estresse e a ansiedade.

1.Comece um bullet journal

Você já ouviu falar em bullet journal ou dot journal? É um método de organização analógico criado por Ryder Carroll há alguns anos. Com muita dificuldade de organizar o seu trabalho, ele criou um sistema 100% feito com papel e caneta, em que anota tarefas e compromissos usando alguns símbolos específicos. A versão original do bullet journal é minimalista e simples – e serve apenas como uma forma de você se organizar de maneira prática e rápida. Porém, muitas pessoas usaram essa premissa inicial para criarem diários de suas vidas, com desenhos, anotações de momentos especiais e frases inspiradoras.

2.Crie um calendário com post-its

Tem dificuldade em guardar datas? Ás vezes, a melhor coisa é investir em algo que você veja o tempo inteiro e grite os deadlines para você. Uma forma divertida de fazer isso é criando um calendário de post-its na parede. É barato, muito rápido de fazer e você pode substituir os adesivos sempre precisar. Use um papel adesivo para cada dia do mês e anote ali informações importantes, deadlines, datas comemorativas.... Enfim, tudo o que você precisa lembrar no mês.

3.Arrume a escrivaninha assim que terminar o trabalho

Acredite se quiser, mas muito do estresse e ansiedade que você sente no trabalho tem a ver com a bagunça na sua mesa. Papéis espalhados, itens de papelaria que você não usa mais, cabos e carregadores pela mesa.... Tudo isso cria uma bagunça física e mental que incomoda, em um nível quase subconsciente. A melhor maneira de tirar essa distração da mente é criando o hábito de arrumar a sua mesa todos os dias quando terminar o trabalho. Separe alguns minutos para jogar o fora os papeis que não serão usados, arquivar o que precisa ser arquivado, limpar a escrivaninha e deixar tudo pronto para o próximo dia.
4.Separe os produtos de limpeza por categoria

Quem guarda todos os produtos de limpeza juntos sabe a dificuldade que é encontrar o item certo quando precisa. Uma dica para deixar a sua área de serviço sempre muito bem organizada e prática é separando os produtos por categorias. Você pode, primeiro, separar os que são de limpeza e os que servem para as roupas e investir nas versões concentradas para ocupar menos espaço, sem perder toda a eficiência. Vale tanto criar uma prateleira para expor os produtos agrupados quanto guarda-los perto de onde são usados: os sabões para roupas próximo à máquina ou desinfetantes perto de rodos e vassouras.
5.Tenha dois cestos de roupa na lavanderia

Por mais estranho que pareça ter mais de um cesto de roupa, eles são um facilitador: você pode tanto ter um cesto para separar previamente as roupas para lavagem (um para coloridas, outro para brancas e outro para pretas) ou ainda ter um cesto para as roupas que precisam ser lavadas e outro para as roupas limpas que devem ser guardadas.
6.Tenha um porta-chaves

Ao chegar em casa, onde você coloca as suas chaves? Uma dica de ouro é ter uma bandeja, um pote ou algum tipo de recipiente onde você possa colocar as chaves, celular, carteira e correspondências assim que passar pela porta. Dessa forma, esses itens importantes já ficam a mão na hora de sair e você não fica com aquela dúvida constante de onde colocou as suas chaves ou onde deixou a carteira.
7.Crie o hábito de levar as coisas com você

Essa é para quem tem o costume de deixar pratos nos quartos ou de esquecer coisas importantes espalhadas pela casa: antes de deixar um cômodo, sempre olhe em volta para saber o que você pode levar com você. Por exemplo: antes de sair o quarto, olhe por copos, canecas ou pratos que precisam ser deixados na cozinha e aproveite que está de pé para já levar esses itens para o seu lugar devido. O mesmo com roupas que ficam na sala ou papeis e canetas que ficam na mesa da cozinha.
8.Siga a regra dos cinco minutos

Mais uma regra de ouro da organização: se você pode cumprir uma tarefa em menos de cinco minutos, cumpra-a imediatamente! Isso evita que você esqueça ou acumule pequenas tarefas ao longo do dia e se sinta sobrecarregado depois. Por exemplo, se você recebeu um e-mail com uma pergunta fácil de responder, responda assim que o ler. O mesmo vale para um documento importante que chegou na sua mesa ou coisas mais simples, como fazer um depósito pelo internet banking ou colocar a roupa para lavar enquanto a comida está no forno. Se existe a chance de resolver qualquer tarefa em até cinco minuto, resolva! Você vai perceber como o seu dia ficará menos cheio e bagunçado.
9.Pendure o que puder

Isso vale, principalmente, para áreas de serviço: pendure o que puder para economizar espaço e deixar à vista itens de uso diário e constante. Pense em vassouras, rodos, tábuas de passar roupa, baldes, etc. Isso também permite uma utilização melhor do espaço – ainda mais se ele for limitado – e valoriza a circulação.
10.Invista em varais aéreos ou cabideiros

Depois de lavar as roupas, pendurá-las no varal é o segundo passo. Para isso, invista em varais aéreos ou cabideiros, em que você pode dispor as peças depois de lavá-las com Ariel. A dica, aqui, é você conseguir dispor as roupas de uma forma em que elas não amassem ou percam a forma (pense em camisas sociais) e facilite o processo de passa-las e guarda-las depois.

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