Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Crença em horóscopos pode causar despersonalização

15/07/2017

/ por Paulo Melo
Horóscopos são análises astrológicas superficiais e não são feitas por profissionais da astrologia




O horóscopo passou a ser um assunto bem frequente entre pessoas que muitas vezes definem os comportamentos por meio deles. De acordo com o astrólogo José Calaça, há diferença entre o mapa astral e previsão astrológica. Os mapas astrais são análises profundas da personalidade. Já as previsões astrológicas são bem famosas por mostrarem o que pode acontecer no dia de determinado signo ou como é a personalidade. Mas o comportamento de acreditar nele pode ser perigoso porque pode causar a despersonalização, de acordo com a psicóloga Fabiana Pereira.


Os mapas astrais são análises profundas que envolvem planetas e ângulos. Por meio da hora e do local que uma pessoa nasceu, os astrólogos dizem que é possível saber detalhes da personalidade da pessoa no amor, em conflitos ou até mesmo como as outras pessoas a percebem, por meio dos ciclos dos planetas. “Tem ciclo do Sol, da Lua, dos planetas, das estrelas, de tudo. É tudo como ponteiros de relógio”, explica José Calaça.

Muitas pessoas procuram os mapas astrais para entender a si mesmas. É o caso da estudante do curso de Letras Tradução Espanhol da Universidade de Brasília (UnB), Sabrina Tardin. Ela conta que se consultou com um astrólogo para conhecer mais a si mesma e entender porque algumas coisas aconteceram. “Depois que eu vi como é o meu mapa, algumas coisas eu entendo melhor”, conta Sabrina.

Mas as pessoas que olham o horóscopo não têm a análise profunda que o mapa astral faz, de acordo com José Calaça. A estudante Maria Fernanda da Silva Dias conta que olha a previsão astrológica todos os dias e que fica esperando as coisas acontecerem, mas se frustra quando não acontecem. Ela também procura agir de uma forma que foge da personalidade, somente para se parecer mais com o signo de leão. “Uma vez estava escrito que as pessoas de leão eram metidas, aí parece que a gente começa a fazer a coisa só para parecer mais ”, conta Maria Fernanda.



O comportamento de agir de uma forma que não é a da personalidade para se parecer com determinado signo é perigoso e pode levar a distúrbios psicológicos como a despersonalização, de acordo com a psicóloga Fabiana Pereira. A despersonalização acontece quando uma pessoa age de uma forma que não é natural e não se reconhece mais. “A partir do momento que a pessoa age de acordo com o que leu, ela fica refém daquilo. E tudo que te faz refém não é saudável”, explica Fabiana.

Por Julia Autuori.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós