Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Esgrima é utilizada para incentivar concentração e criatividade

02/05/2017

/ por Paulo Melo
A atividade pode ser praticada a partir de 6 anos; médico destaca fortalecimento de ossos, mas recomenda cautela para não causar estresse

A mistura de golpes da esgrima com obstáculos colocados no caminho é usada para desenvolver concentração, criatividade, coordenação e raciocínio das crianças. A técnica inclui diversão, prática esportiva e desenvolvimento de forma equilibrada. O professor de educação física e mestre em armas de esgrima Francisco Busolli acredita que a junção dos movimentos da esgrima com obstáculos, é o diferencial do esporte para as crianças. “São jogos em que a criança tem que pensar para executar os movimentos, isso ajuda no raciocínio, na agilidade, reflexo, flexibilidade e coordenação”, explica.

O esporte é indicado para meninos e meninas a partir dos 6 anos. É geralmente praticado em um espaço de dois metros de largura por 14 de comprimento. O jogador deve fazer movimentos de ataque e defesa, os chamados golpes de ação e reação. O que muda na prática infantil é que o ensinamento vai além da esgrima, como o esporte é unilateral os alunos devem ter outras praticas físicas aliadas à esgrima, assim a lateralidade, profundidade e o ato de lançar e agarrar são trabalhados. “Acabo desenvolvendo outras questões motoras da criança, respeitando todas as fases de desenvolvimento para formar a criança”, diz Francisco.

Os materiais também são adaptados para não machucar os alunos, as armas são feitas de plásticos e espumas, com pequenas proteções nas pontas. Os capacetes são de plástico, com um visor de metal, oferecem proteção ao rosto. Os coletes são na medida do aluno, servem para não machucar o tronco, onde é concentrado a maioria dos ataques.

A professora de português Sonia Lima comenta que a filha dela sempre pedia para praticar o esporte, mas ela tinha medo que a menina se machucasse ou ficasse agressiva. Mas conta que se surpreendeu quando a filha apresentou atitudes totalmente diferentes. “Ela está mais educada com todos. A agilidade e disposição dela para estudar estão muito melhores”, Afirma.

A ideia de formular o esporte para crianças em Brasília surgiu do ex-atleta da Equipe Brasileira de Esgrima Ivan Baumgartner. Ele e três amigos decidiram reabrir o circuito do esporte e decidiram começar pelas crianças. “Assim depois de grandes, quem sabe elas passam a competir”, diz esperançoso.

Segundo o ortopedista Sergio Paredes o esporte é uma opção válida para o desenvolvimento das crianças, mas deve ser praticado com cautela. “É importante que a criança seja bem direcionada, para não ter o oposto do que se espera”, explica. Ele ainda comenta que as aulas devem ser dinâmicas, para que a criança se desenvolva sem se estressar. “O esporte vai ser bom para os ossos, mas se a criança está desconfortável, ela fará de má vontade”, esclarece.

Onde praticar:

Touché Esgrima, SGAN 911 Norte Asa Norte e SHIS QI 26, Chácara 29 Lago Sul, esgrima infantil. Terças e quintas das 10h às 10h50 ou 14h das 14h 50. A matricula custa 120 reais, com planos de mensalidade 170 reais, trimestralidade 134 reais e semestralidade 134 reais.

Colégio Militar de Brasília,SGAN 902/904 Asa Norte, Segundas e sextas das 9h às 10h ou 15h das 16h.

Por Samuel Lucas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós