Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Conselhos regionais de cultura fazem primeiro encontro após reestruturação

03/04/2017

/ por Brasilia de Todos Nós
Solenidade ocorreu neste domingo (3), com presença do governador Rodrigo Rollemberg, que nomeou 121 novos conselheiros, como Ana Carolina Peres, de Vicente Pires

Ana Carolina Peres, de 35 anos, presidente do conselho de Vicente Pires, foi a primeira a receber nomeação do governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Pedro Ventura.

O Museu Nacional recebeu, neste domingo (2), o Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura do Distrito Federal, o primeiro desde que esses órgãos foram restruturados, em 2016. No evento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fez a nomeação simbólica de 121 novos conselheiros.

“Nós temos uma sociedade preconceituosa, violenta, com muitas diferenças sociais. Tenho a convicção de que a cultura é um dos instrumentos mais eficientes para mudar paradigmas, criar novos valores e conceitos, e construir uma sociedade mais justa”, pronunciou-se o governador na cerimônia.

Em 4 de junho do ano passado, tiveram início as eleições dos conselheiros regionais de cultura para reestruturar os conselhos. Antes, haviam sete grupos estabelecidos, e agora todas as 31 regiões administrativas passam a ter o colegiado. Além disso, oito comitês macrorregionais foram criados para facilitar a gestão.
"Tenho convicção de que a cultura é um dos instrumentos mais eficientes para mudar paradigmas, criar novos valores e conceitos, e construir uma sociedade mais justa"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Também participou da cerimônia o secretário de Cultura, Guilherme Reis. “Nos últimos dois dias, eu fiz encontros com os conselheiros. Já pude sentir a diferença que esse contato com as comunidades fará na gestão”, observou. Segundo ele, a intenção dos conselhos é dar uma noção de como é a realidade das regiões administrativas.

Cada um deverá ter dez membros titulares, com oito da sociedade civil, mais o administrador regional e o gerente de cultura da administração. Um dos representantes da sociedade civil deve ser líder de comunidade.

No evento, foi feita a nomeação simbólica dos conselheiros de 11 regiões administrativas. Para representar os 121 (dez titulares e um suplente para cada conselho), um membro por região recebeu a nomeação das mãos do governador.

Ana Carolina Peres, de 35 anos, presidente do conselho de Vicente Pires, foi a primeira. “Eu venho de movimentos culturais há muitos anos, e essa função é uma oportunidade de levar demandas minhas e de outros. Discutiremos políticas públicas na comunidade, com quem realmente faz cultura”, disse ela.

Com os nomeados de hoje, são 240 conselheiros eleitos até o momento. De acordo com a Secretaria de Cultura, faltam seis regiões administrativas elegerem os membros. A previsão é que todos os conselhos estejam formados até maio.
Batalha do Museu

Terminada a solenidade, o governador e o secretário Reis visitaram a Batalha do Museu, uma disputa de improviso de rimas por cantores de rap do DF, que ocorre todo domingo, desde 2012, a partir das 16 horas, no vão abaixo da Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós