Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Mês das Águas terá atividades de conscientização sobre situação hídrica do DF

13/03/2017

/ por Brasilia de Todos Nós
Ações conjuntas entre governo e sociedade abordarão temas como os desafios da crise e a urgência em poupar o recurso. Práticas esportivas também fazem parte da programação

Celebrado em março, o Mês das Águas terá dez dias de atividades gratuitas em 2017. Órgãos do governo federal e local, entidades de cunho ambiental e organizações da sociedade civil estão unidas em programação diversa, que começa na quarta-feira (15) e vai até 25 de março (sábado). Seminários, debates, práticas esportivas e exposição integram o calendário dedicado aos recursos hídricos.

A comemoração foi instituída no DF em 2015 em alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março. “Percebemos uma conscientização maior das pessoas sobre o tema, o que permite ocupar mais dias do mês com ações diversas”, ressalta o chefe da Unidade Estratégica de Água, da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Ribeiro. A pasta é uma das coordenadoras das ações em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas, no âmbito federal.

No DF, a maior crise hídrica da história, será ressaltada como oportunidade para desdobramentos sobre a importância das políticas públicas na área. “As pessoas estão interessadas, entenderam por meio da dificuldade o processo que envolve o abastecimento: não é simplesmente abrir a torneira”, acredita José Bento da Rocha, superintendente de Planejamento e Projetos Especiais, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa). Em abril de 2018, Brasília sedia o 8º Fórum Mundial da Água.
“As pessoas estão interessadas no assunto, entenderam por meio da dificuldade o processo que envolve o abastecimento: não é simplesmente abrir a torneira”José Bento da Rocha, superintendente de Planejamento e Projetos Especiais da Adasa

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro, e é comemorado no mundo inteiro. Para 2017, foi escolhido o tema Água Residual. Em 2016, os debates ocorreram sobre o tema Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos.
Programação do Mês das Águas em 2017

Em 21 e 22 de março, o Seminário Águas do Brasil abordará os 20 anos da política nacional de recursos hídricos, conhecida como Lei das Águas.

A programação trará ao público palestras com especialistas, mesas de debate sobre sustentabilidade, crise hídrica e atuação da sociedade para ajudar a reverter essa situação.

“É uma forma de aproximar o público, mostrar que tudo o que fazemos em relação ao lixo, por exemplo, impacta diretamente nas fontes hídricas que nos abastecem”, diz o superintendente da Adasa.

Durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente, lança a Conferência Distrital de Meio Ambiente — Cuidando das Águas, prevista para novembro.

“O objetivo é escutar todos os setores da sociedade sobre a forma que queremos nos relacionar com os recursos agora e no futuro e, assim, influenciar de forma objetiva as políticas públicas”, adianta Ribeiro, da Secretaria de Meio Ambiente. A partir de junho, a pasta fará reuniões prévias nas regiões administrativas.

Com foco na participação social nas ações de preservação ambiental, o comitê criativo da Virada do Cerrado, que ocorre em setembro, apresenta, na quinta-feira (16) as primeiras diretrizes do evento neste ano, que terá o tema Água. Em 2015, 45 mil pessoas participaram das atividades.

Na quinta-feira (23), produtores de água da Bacia do Pipiripau, em Planaltina, receberão cheques simbólicos de pagamento por serviços ambientais de economia de água. A ação promovida pela Adasa envolve 18 entidades parceiras.
“O objetivo é escutar todos os setores da sociedade sobre a forma que queremos nos relacionar com os recursos agora e no futuro e, assim, influenciar de forma objetiva as políticas públicas”Sérgio Ribeiro, chefe da Unidade Estratégica de Água, da Secretaria de Meio Ambiente

Equipes visitarão propriedades de agricultores que integram o programa e promoverão plantio de mudas e palestras de conscientização do uso racional da água pelo projeto Adasa na Escola na Agrovila Taquara.

Em 24 de março, pessoas de destaque na preservação dos recursos hídricos recebem o troféu Guardião da Água. Na mesma data, na Adasa, serão ministradas palestras voltadas para os desafios e as oportunidades da crise hídrica e a relação da água com serviços públicos de saneamento.

De 20 a 25 de março, a Adasa promove uma exposição no Alameda Shopping, em Taguatinga, sobre a Bacia do Descoberto. Em 22 de março, às 16 horas, uma equipe da agência fará palestra sobre as áreas serviços de saneamento e água.

A lista com a programação completa está no site do Ministério do Meio Ambiente e será divulgada nas páginas dos órgãos envolvidos nos próximos dias.
Corrida das Águas e Hora do Planeta em 2017

O último dia de atividades será o sábado, 25 de março. Das 7 às 11 horas, 3 mil pessoas participarão da Corrida e Caminhada das Águas, no Parque da Cidade. A partir desta semana, a Adasa divulgará o início das inscrições para os interessados, que podem retirar os kits de corrida um dia antes do evento.

No Lago Paranoá, práticas desportivas aquáticas como remo e canoagem serão estimuladas pela entidade sem fins lucrativos Ocupe o Lago. O local recebe ainda aulas de meditação e ioga, corrida, voo livre e shows com bandas locais. Quinhentos mergulhadores colaboradores participam de uma coleta subaquática de lixo como forma de preservar o reservatório.

Encerra as atividades do mês a solenidade do movimento Hora do Planeta, iniciativa global da organização não governamental WWF. Na data, indivíduos, empresas e comunidades são convidados a apagar as luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30 para demonstrar a preocupação com o meio ambiente. O ato simbólico ocorre em todo o mundo desde 2007.

Às 19h30, do dia 25, membros do WWF-Brasil exibem um vídeo sobre o tema no Museu da República. Em seguida, haverá show com artistas locais e sorteio de brindes. Ao apagar das luzes, às 20h30, haverá um passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios.


Mês das Águas

De 15 a 25 de março


Todos os eventos em Brasília serão gratuitos
Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós