Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Açaí ajuda a repor as energias pós-Carnaval

04/03/2017

/ por Brasilia de Todos Nós
Depois de um ritmo pesado de cinco dias de festa, em geral fora de casa, é hora de repor as energias com um alimento nutritivo e agradável 

Resultado de imagem para açai
Alimentar-se bem e cuidar da saúde é necessário em qualquer época do ano. Mas no período que sucede o carnaval, seguir esta orientação pode ser ainda mais importante.

Muitas vezes longe de casa e encarando um ritmo de folia pesado, os foliões têm como desafio repor as energias de forma saudável sem que problemas como indigestão e fortes ressacas estraguem a retomada da vida cotidiana. Sendo assim, não é por acaso que o açaí, fruta originária do norte do País, é um dos alimentos que entram no cardápio do brasileiro.

Segundo a direção da Fast Açaí, maior rede de alimentação do Brasil, o consumo do Açaí Expresso (carro chefe da marca) cresce cerca de 30% durante esses dias de festa. Nos arredores do DF, a vendas do produto são especialmente maiores em cidade turísticas como Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis.

Segundo o engenheiro de alimentos Vinícius Mesquita, o alimento proporciona a reposição dos eletrólitos que as pessoas perdem ao transpirar. “Com a transpiração mais intensa nestes dias de folia, perdemos 95% de água do nosso organismo e uma quantidade grande de sais minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que são importantes para manter a energia do nosso corpo”, explica. Além de gelado, o açaí é sempre consumido acompanhado de frutas como banana e morango, o que ajuda justamente a repor a perda desses nutrientes.

Bebida – Durante os dias de carnaval o apelo para o consumo de bebidas alcoólicas é sempre muito grande. E aí mais uma vez o açaí pode ajudar, pois, além de não apresentar nenhuma contraindicação, ao ser consumido junto com bebida alcoólica, segundo Vinícius, o alimento auxilia no processo de revigoração do organismo e ameniza o efeito de uma possível ressaca.

Cupuaçu – Além do açaí, outro alimento também vindo da região norte do Brasil pode ser uma ótima opção para potencializar a nutrição do folião: o cupuaçu, fruta rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Entre seus benefícios, está o fortalecimento do sistema imunológico – estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças, aumentando a resistência do corpo humano. “Para se ter uma ideia, o cupuaçu fortalece o sistema cardiovascular e protege as paredes das artérias dos danos que podem causar doenças cardíacas, isso significa que ao mesmo tempo que ele pode fortalecer o corpo ele também pode ajuda no funcionamento de um órgão vital, o coração”, explica Vinícius Mesquita.
Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós