Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Suvaco da Asa reúne milhares de foliões na Funarte

11/02/2017

/ por Paulo Melo
Outras seis atrações de pré-carnav. Nual agitam o sábado (11) em Brasília. Mais três blocos saem neste domingo (12)

A servidora pública Letícia Lodder, de 37 anos, o arquiteto Juliano Carvalho, de 41 anos, e a estudante Aline Medeiros, de 17 anos, foram ao Suvaco da Asa com amigos. Foto: Tony Winston.

Neste ano, a terça-feira de carnaval será em 28 de fevereiro, mas a festa em Brasília já começou. Confete, serpentina, fantasias de todos os tipos e muita música marcaram o bloco Suvaco da Asa, no Eixo Monumental. Os foliões tomaram o gramado da Funarte para curtir o pré-carnaval e nem a chuva que caiu na tarde deste sábado (11) afastou o público.

O arquiteto Juliano Carvalho, de 41 anos, e os amigos até aproveitaram a condição climática para incrementar as fantasias. “Viemos de Arca de Noé porque sabemos da importância de salvar os animais”, brincou o folião, que carregava um barco de brinquedo em volta do corpo e estava acompanhado de seis bichos. Entre eles, a estudante Aline Medeiros, de 17 anos, que segue o bloco há pelo menos quatro. “Sempre escolhemos uma fantasia engraçada e andamos juntos. É muito divertido.”

A estudante Ana Beatriz Freire, de 14 anos, aproveitou que veio a Brasília pela primeira vez para visitar o pai e foi conhecer o carnaval da cidade. Acostumada com os blocos de rua do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, a jovem sairá com boas impressões da festa brasiliense. “Não sabia que aqui tinha carnaval, gostei de ver que as pessoas também enchem as ruas e se fantasiam”, confessou a carioca.

Outros turistas que curtiram a festa deste sábado foram os chilenos Ana Jiménez, de 29 anos, e Williams Yañes, de 28 anos. Eles vieram ao Brasil pela primeira vez para visitar uma amiga e, após passar pela Chapada dos Veadeiros, pararam para curtir a folia na capital federal. “Achamos muito legal porque lá (no Chile) só há festas pagas, não vemos movimento assim na rua”, contou Ana.

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, foi ver de perto o pré-carnaval. “Estamos aqui para avaliar como serão os próximos eventos, sempre com a presença dos serviços públicos para garantir a diversão com segurança.”
Segurança durante o desfile do Suvaco da Asa

Para receber os foliões e facilitar o acesso ao bloco, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditou três faixas das vias S1 e N1, da Praça do Buriti à Funarte. Às 15 horas, a via N1 foi fechada, e o trânsito desviado para a via contorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, nove viaturas do Corpo de Bombeiros Militar foram deslocadas para atendimentos no local. Policiais militares atuaram em todos os locais de festa. O quantitativo não é informado por questão de segurança.

Além do Suvaco da Asa, outras seis manifestações carnavalescas estavam marcadas para este sábado. Os blocos Vai com as Profanas, Adocica meu Amô, Esquenta mas não é Chá, Caroço de Manga, Samba da Guariga e Deita na BR movimentaram a folia que antecede a data oficial. No domingo (12), será a vez dos Menino de Ceilândia, Se Beber não Case e Maria vai Casoutras.

Programação do carnaval de Brasília 2017

Outras 23 atrações programadas para o período de 17 a 20 de fevereiro devem movimentar a cidade antes do feriado. Segundo a Secretaria de Cultura, 118 blocos comemoram o carnaval durante o mês. Somados a festas à fantasia, shows, encontros e concentração de desfiles são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nestas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval. Dos 118 blocos, 47 receberão recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) — 39 alternativos e oito tradicionais.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós