Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Nova iluminação do Parque da Cidade vai beneficiar 30 mil pessoas

Além da instalação de 521 postes, o governo diminuiu a distância entre os pontos de luz para aumentar a segurança no local

O administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, o governador Rollemberg, o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, e o presidente da CEB, Ari Joaquim da Silva. Foto: Toninho Tavares.
Inaugurada nesta quinta-feira (21), a nova iluminação da pista de corrida e da ciclovia do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek beneficiará cerca de 30 mil pessoas que passam pelo local semanalmente. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de inauguração na noite de hoje.

Segundo informações da Gerência de Obras de Iluminação Pública, daCompanhia Energética de Brasília (CEB), foram instalados 492 postes de 7,5 metros de altura — sendo que 269 reaproveitados de outras áreas do Distrito Federal e 223 novos. Outros 29 postes com 5 metros de altura, também de aço, foram colocados no local. Todos os modelos são equipados com luminárias e lâmpadas de 250 watts de cor branca.

“A iluminação do Parque da Cidade faz parte de um conjunto de ações que ogoverno de Brasília vem promovendo para permitir que a população volte a se apropriar cultural, social e esportivamente das cidades tanto durante o dia quanto à noite”, disse Rollemberg.

A distância entre os postes era de 40 metros, o que deixava os trechos pouco iluminados. Além disso, algumas luminárias haviam passado do período de vida útil. Nessa nova configuração, o espaçamento é de 25 metros.

As intervenções começaram na primeira semana de junho e foram concluídas nesta quinta-feira (21). Por medida de segurança, os postes instalados foram ligados conforme ficavam prontos. O investimento foi de R$ 2.039.678,53, feito pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. A economia com o reaproveitamento de estruturas foi de R$ 270.807,68. 

Nova iluminação no Parque da Cidade beneficiará 30 mil pessoas. Foto: Toninho Tavares.

O governador exemplificou que o reforço na iluminação do Setor Comercial Sul fez reduzir a zero o número de homicídios no local em 2016. “Nesse mesmo período do ano passado registramos oito homicídios. Após a iluminação e a revitalização, não houve mais mortes.”

Também participaram da inauguração da iluminação nesta noite os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra; de Mobilidade, Marcos Dantas; e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle; os secretários adjuntos do Esporte e Lazer, Ricarda Lima; de Turismo, Jaime Recena; e do Trabalho, Thiago Jarjour; o presidentes da CEB, Ari Joaquim da Silva; e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Júlio César de Azevedo Reis; os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; e da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; e os administradores do Plano Piloto, Marcos Pacco; e do Parque da Cidade, Alexandro Ribeiro.
Quinta Cultural no Setor Comercial Sul

O governador aproveitou a noite para participar da 14° edição do Quinta Cultural, na Quadra 4, do Setor Comercial Sul. O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e tem por objetivo ocupar com cultura espaços antes degradados.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós