Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Instituição de luta pelos direitos das mulheres tem nova presidente

Em cerimônia nesta segunda-feira (20), também tomaram posse membros do conselho fiscal e da diretoria do Clube Soroptimista de Brasília. Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e a esposa, Márcia, participaram do evento

Foto: Pedro Ventura.
O Clube Soroptimista de Brasília, fundado em 1975, elegeu a presidente que ficará no cargo até julho de 2018 – será Maria José de Oliveira Santana, pedagoga e ex-secretária de cultura da Administração Regional do Paranoá. Ela substituirá Sônia Estela de Mello, que chefiou a instituição por duas vezes, de 2000 a 2002 e de 2014 a 2016.

Em solenidade na noite desta segunda-feira (20), na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, membros do conselho fiscal e da diretoria da entidade também tomaram posse. A organização reúne mulheres de várias idades, culturas e etnias para discutir questões relativas aos direitos da mulher. Em Brasília, o clube conta com aproximadamente cem integrantes. “Somos um grupo que acredita estar no seu melhor momento e busca ajudar aquelas em situação de vulnerabilidade”, resumiu a nova presidente.

Convidado do evento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a participação do governo em assuntos ligados à igualdade de gênero. “Essa luta é de todos que querem uma sociedade mais generosa. Um governo sozinho não consegue cumprir todos os desafios, ele precisa dialogar e estar aberto para a participação da sociedade.”

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg também esteve na solenidade de posse. “Aqui, sempre é um encontro de boas energias. São mulheres empoderadas por outras mulheres. O trabalho de rede é muito forte”, elogiou.

Também participaram do evento o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana; a deputada distrital Sandra Faraj (SD); o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), Luís Afonso Bermudez; e a subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria-adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, subordinada à pasta do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Lucia Bessa.
História da Soroptmist

Fundada por 80 mulheres em 1921, em Oakland, nos Estados Unidos, a Soroptimist é uma organização internacional para mulheres profissionais e de negócios comprometidas com o serviço voluntário em suas comunidades. Em 1947, foi instalado o primeiro clube brasileiro, no Rio de Janeiro – hoje, são 31 em sete estados, além do Distrito Federal.

A organização Soroptimista tem, desde 1951, vínculos oficiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é reconhecida como membro em todos os colegiados que discutem questões relativas aos direitos da mulher.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós