Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

MUDANÇAS: Secretaria de Justiça e 7 Administrações com novos gestores

Governador também anunciou nesta quarta-feira (20) mudanças no comando de sete administrações regionais
O secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lourenço Coelho de Lima; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o governador Rodrigo Rollemberg; e o secretário-adjunto de Assuntos Legislativos da Casa Civil, José Flávio de Oliveira
A Secretaria de Justiça e Cidadania tem novo titular. O gestor público Marcelo Lourenço Coelho de Lima assume a pasta, que estava sendo comandada interinamente por Guilherme Rocha de Almeida Abreu desde 23 de fevereiro. Abreu será mantido como chefe de gabinete da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais.

O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (20), quando ele também informou alterações no comando de sete administrações regionais e a criação da secretaria-adjunta de Assuntos Legislativos, vinculada à Casa Civil, sob o comando de José Flávio de Oliveira. Com isso, a pasta passa a ter quatro secretarias-adjuntas: a da Casa Civil, com Fábio Rodrigues Pereira, a de Relações Institucionais e Sociais, com Igor Tokarski, e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, com Oskar Klingl.

Rollemberg anunciou ainda o envio à Câmara Legislativa do projeto de lei que trata da participação popular no processo de escolha dos administradores e da constituição dos conselhos de representantes comunitários das regiões administrativas. "Entendemos que não há ninguém melhor para escolher esses agentes do governo do que a própria população", afirmou. O governador esclareceu que as mudanças não resultarão em aumento no número de cargos nem em gastos extras para os cofres públicos.

Administrações
No Lago Norte e no Varjão, Marcos Woortmann reassume o cargo que havia deixado em agosto de 2015 para participar de uma capacitação nos Estados Unidos. Chefe de gabinete da Administração Regional do Paranoá, Alessander Carregari Capalbo deixa o posto para se tornar administrador regional do Itapoã. O Paranoá também terá novo titular: Roberto Charles Bezerra, até então assessor parlamentar na Câmara Legislativa. Capalbo e Bezerra entram no lugar de Eduardo Rodrigues da Silva, que ficará responsável pelo relacionamento direto entre a Governadoria e os gestores de todas as administrações regionais.

O Lago Sul e o Jardim Botânico ficarão a cargo de Alessandro Paiva, que deixa cargo na Governadoria para assumir o compromisso. Em Samambaia, a gestão ficará com Paulo Antônio da Silva, antigo chefe de gabinete. O administrador regional do Guará, André Brandão, assume interinamente o SIA. No Riacho Fundo I, o vice-governador Renato Santana será interino no lugar de Antônia Edileuza Lima. "É importante registrar que todos aqui apresentados são moradores das regiões administrativas, vínculo essencial para uma boa gestão", afirmou Rollemberg.

Projeto de lei
Em fevereiro de 2015, o governo de Brasília enviou projeto de lei para a Câmara Legislativa para regulamentar o artigo 12 da Lei Orgânica do DF e, assim, criar os conselhos de representantes comunitários. A matéria também propunha a redução da quantidade de administrações regionais de 31 para 25. Como houve resistência dos parlamentares com relação ao projeto à época, o governo retirou o texto da casa legislativa para reavaliá-lo.

Além do governador e dos novos titulares, estavam no anúncio o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, o secretário-adjunto do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Thiago Jarjour, e a deputada distrital Sandra Faraj (SD).

Perfis dos novos titulares

SECRETÁRIO DE JUSTIÇA

Marcelo Lourenço Coelho de Lima
Com 42 anos, o mineiro de Belo Horizonte é especialista em formulação de políticas públicas e planejamento estratégico, negociação e gerenciamento de conflitos, tem MBA em gestão pública e responsabilidade fiscal e cursou liderança estratégica inclusiva na Catalyst University, nos Estados Unidos. Em Brasília desde 1982, foi coordenador e consultor especial do governo local para formulação do plano para assuntos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (em 2007), diretor de marketing da Federação de Desporto Aquático do DF e consultor da Fundação Jacques Cousteau do Brasil. Atuou na Câmara Legislativa e foi subsecretário de Avaliação e Gestão da Informação da antiga Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

ADMINISTRADORES REGIONAIS

ITAPOÃ

Alessander Carregari Capalbo
Licenciado em filosofia pela Arquidiocese de Brasília e graduado em teologia pela Faculdade Evangélica, Capalbo foi padre por 14 anos e atuou como pároco no Paranoá. Nascido em Jaboticabal (SP), mudou-se para o Distrito Federal em 1993. Aos 41 anos, exerce, desde fevereiro de 2015, o cargo de chefe de gabinete da Administração Regional do Paranoá.

LAGO NORTE E VARJÃO

Marcos Woortmann
Gaúcho de Novo Hamburgo, tem 33 anos e veio para o Distrito Federal em 1984. Desde então, morou a maior parte do tempo no Lago Norte. Em 2011, 2012 e 2015, exerceu o cargo de administrador na região. Oriundo dos movimentos sociais, Woortmann é bacharel em ciência política e mestre em direitos humanos.

LAGO SUL E JARDIM BOTÂNICO

Alessandro Fabrício Clemente Paiva
Morador do Lago Sul durante 13 anos, Paiva, de 42 anos, nasceu em Formosa (GO) e logo mudou-se para Brasília. Atuou na Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais em 2015 e, neste ano, na Governadoria. Faz parte da organização não governamental Parceiros da Escola, que reúne cerca de 5 mil jovens voluntários para reformar instituições do Distrito Federal em parceria com a iniciativa privada. Alessandro Paiva é empresário da área da construção civil.

PARANOÁ

Roberto Charles Bezerra
Nasceu e foi criado no Paranoá. Tem 40 anos e atua como produtor cultural, líder comunitário na região e vice-presidente da Associação dos Feirantes. Foi assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

SAMAMBAIA

Paulo Antônio da Silva
Natural de Martinópolis (SP), tem 45 anos. Ingressou na carreira pública em 2005, quando foi eleito vereador em Valparaíso (GO). Atuou como secretário de Governo e Comunicação Social naquele município, secretário-adjunto de Esporte no Distrito Federal e, desde 2015, como chefe de gabinete da Administração Regional de Samambaia.

SIA

André Brandão (interino)
O brasiliense de 34 anos é administrador regional do Guará e acumulará o comando das duas administrações. É formado em engenharia elétrica com ênfase em computação e tem pós-graduação em administração pública e engenharia de produção. Atuou na Câmara Legislativa, na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal e na Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF).

SECRETÁRIO-ADJUNTO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS

José Flávio de Oliveira
Advogado, tem 63 anos e acumula experiência no governo do Distrito Federal como chefe da Assessoria Parlamentar de 1985 a 1990, secretário-adjunto da Casa Civil em 1990 e secretário para Assuntos Parlamentares de 1999 a 2006. Exerceu também funções de chefe de gabinete e de secretário-executivo na Câmara Legislativa, onde atuou em 2015.

Veja quais são os titulares das outras administrações regionais

Águas Claras: Manoel Valdeci Machado Elias
Brazlândia: Devanir Gonçalves de Oliveira
Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way: Cleudimar Sardinha
Ceilândia: Vilson José de Oliveira
Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal: Paulo Feitosa
Gama: Maria Antônia Rodrigues Magalhães
Planaltina: Vicente Salgueiro Baño Salgado
Plano Piloto: Marcos Pacco
Recanto das Emas: Fábio Viana Avila
Riacho Fundo I: Renato Santana (interino)
Riacho Fundo II: Francisco Vicemá Medeiros
Santa Maria: Nery Moreira da Silva (Nery do Brasil)
São Sebastião: Jean Duarte de Carvalho
SCIA/Estrutural: Evanildo da Silva Macedo Santos
Sobradinho: Divino de Oliveira Sales
Sobradinho II e Fercal: Estevão Souza dos Reis
Taguatinga: Ricardo Lustosa Jacobina

Vicente Pires: Renato Santana (interino)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós