Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Brasília será a capital dos ipês

Chefe do Executivo local participou na manhã deste sábado (19) de lançamento da nova fase do projeto que vai criar quatro praças no Distrito Federal


O governador Rodrigo Rollemberg participou na manhã deste sábado (19) do lançamento do embrião da nova fase do projeto Brasília Capital do Ipê. O chefe do Executivo local ajudou a plantar mudas de ipês-amarelos no local onde será construída a Praça da Cidadania, próximo ao Teatro Nacional, na área central do Plano Piloto. "O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo e é nele onde nascem bacias importantes, como a do Tocantins, a do Rio São Francisco e a do Paraná", disse Rollemberg. Ele acrescentou que esse bioma está ameaçado pelo desmatamento descontrolado e destacou a importância da preservação.

O Brasília Capital do Ipê é uma iniciativa do jornal Correio Braziliense, da Rede Globo e da Digital Group (empresa que atua no mercado digital), com apoio do governo de Brasília. O plano é construir quatro praças em diferentes regiões administrativas de Brasília. Em cada uma será plantado um tipo de ipê: branco, amarelo, rosa e roxo, de acordo com o tema escolhido para o local. Elas serão inauguradas uma em cada semestre a partir de 2016. A previsão é que a primeira seja a Praça da Paz, no Parque da Cidade. As outras, sem lugar definido, serão Praças do Respeito e do Amor.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) doou 300 ipês-amarelos e cederá funcionários para fazer o plantio na Praça da Cidadania. A empresa também ficará responsável por construir a infraestrutura no local. O desenho do ambiente foi feito pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A Praça da Cidadania, no Eixo Monumental, terá como tema a paz no trânsito.

"Brasília vai sediar, em 2018, o 8º Fórum Mundial da Água e tem a obrigação de despertar e de construir nova consciência em relação a esse precioso bem e de se tornar uma cidade modelo de sustentabilidade", destacou o governador.

Participaram do plantio das primeiras 35 mudas de ipês-amarelos na manhã de hoje o presidente da Novacap, Hermes de Paula; a presidente do Instituto Brasília Ambiental, Jane Vilas Bôas; a secretária-adjunta de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Leila Barros; o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o secretário do Meio Ambiente, André Lima; o secretário de Cultura, Guilherme Reis; o secretário-adjunto da Casa Civil, Igor Tokarski; o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha; e a chefe de Comunicação Institucional e Interação Social, Vera Canfran.

Além dos representantes do governo de Brasília, estavam presentes o diretor de Criação da Digital Group, Wesley Santos, de Comercialização e Marketing do Correio Braziliense, Paulo Cesar Oliveira Marques, o diretor regional da Rede Globo em Brasília, Luiz Marcelo Pinheiro Chaves, e lideranças comunitárias do Plano Piloto.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós