Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

6 dicas de carreira para profissionais da contabilidade


Manter-se atualizado no âmbito contábil é tarefa difícil

Os profissionais da área contábil enfrentam diariamente os desafios de dominar o complexo cenário da legislação tributária do país, conhecer as tecnologias disponíveis e conseguir comunicar as informações aos clientes da forma mais didática possível.

Já o dono do escritório de contabilidade, acumula ainda a função de atuar como um gestor da empresa, administrando desde o fluxo de caixa do escritório até as ambições profissionais da equipe. Como empreendedor que é, ele também precisa estar constantemente atualizado sobre as tendências do mercado, modelos de negócio, metodologias e ferramentas de gestão que podem ser aplicados para ter mais produtividade e garantir um serviço dequalidade, entregue no prazo.

Toda essa preocupação e preparo tem como objetivo garantir a continuidade do escritório, com clientes satisfeitos e sem penalizações. Se você faz parte desse universo intenso que é a contabilidade no Brasil, sabe que não dá para ficar parado. Estudar e manter-se atualizado é o melhor caminho para evoluir na carreira e conquistar reconhecimento. Para facilitar seu caminho, listamos seis dicas práticas para você começar já sua atualização profissional. Confira!

1. Capacitação oferecida pelas Entidades de Classe

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, em consonância com o Conselho Federal de Contabilidade oferecem cursos e seminários que atendem ao Programa de Educação Continuada da entidade, em especial no que se refere às normas e legislações. É possível cursar módulos como: “Cálculo do Simples Nacional e Declaração” e “Retenção na Fonte de INSS – Pessoas Jurídicas e Físicas”.

Os eventos fomentados pelos órgãos regionais são especialmente interessantes, pois conseguem abranger com agilidade os temas que estão em voga e, muitas vezes, ainda não chegaram aos bancos das universidades. “Atualizações na legislação trabalhista e previdenciária”, “Planejamento sucessório e patrimonial” e “Workshop de gestão nas organizações contábeis” são alguns dos temas abordados nos encontros.

E uma dica importante: alguns CRCs, como o CRC-CE, mantém convênios com instituições de ensino, concedendo descontos para os profissionais da área contábil, consulte!

2. Línguas estrangeiras

O inglês é a principal língua estrangeira a ser dominada por todos os profissionais e na área contábil não é diferente. Mesmo que seu foco seja nas MPEs nacionais, a capacitação em outro idioma abre portas para que você consiga estudar os assuntos contábeis relevantes que acontecem no mundo. Conhecendo o idioma e os termos técnicos da área em inglês é possível, por exemplo, pesquisar sobre as ações tomadas contra o crime de lavagem de dinheiro em outros países.

Sabia que existe um curso de inglês para contadores (online ou presencial) no mercado? Aproveite essa dica e aprofunde seus conhecimentos!

3. Cursos de atendimento e negociação

Lidar com clientes é um desafio diário. Clientes difíceis exigem ainda mais do contador e de sua equipe, porque demandam muito jogo de cintura. No entanto, é possível desenvolver competências para lidar com as questões do dia a dia de forma leve e não menos profissional, dominando algumas técnicas.

O SEBRAE-RS, por exemplo, oferece um curso focado no atendimento ao cliente, trabalhando aspectos técnicos e comportamentais que permitem entender como alcançar a satisfação do cliente, passando pelo planejamento de ações e procedimentos internos.

Já o curso de Negociação para contadores (ministrado pelo empresário contábil e palestrante, Anderson Hernandes) ensina técnicas bem específicas para você negociar o valor de novos serviços contábeis, ou ainda renegociar honorários com clientes antigos.

4. Gestão de Recursos Humanos

O contador deve estar sempre atualizado sobre as questões trabalhistas para orientar seus clientes quanto à melhor maneira de contratar (ou desligar) colaboradores, as regras estabelecidas pela legislação e o recolhimento dos impostos corretamente. Profissionais sem o devido preparo técnico podem expor os clientes à multas e penalidades legais, por isso, esse é um ponto muito importante da atualização profissional.

Além dos cursos e eventos promovidos pelas entidades de classe com esse tema, existem outras formas de se aprofundar no assunto. O SENAI oferece um curso gratuito que apresenta os dispositivos legais que regulamentam as relações de trabalho, bem como tipos de trabalhadores e formas de contratação. É um conteúdo interessante para quem está começando a entender o assunto.

Já o CIESP, por exemplo, tem curso presencial em algumas de suas unidades, que aborda a legislação trabalhista de forma mais aprofundada para os profissionais contábeis que já têm vivência na área. São aulas sobre as rotinas de admissão, tributação da folha de pagamento, jornada de trabalho, entre outros assuntos.

Seja presencial ou de forma online, procure os cursos oferecidos por instituições renomadas, mesmo que não sejam ligadas diretamente à área contábil. As entidades citadas, por exemplo, são ligadas à Indústria, mas o conteúdo é válido para todos os setores da economia.

5. Treinamento de liderança

O escritório de contabilidade é uma empresa e precisa de um líder que dê respaldo para a equipe, ao mesmo tempo que consiga dar autonomia para que ela se desenvolva. O comportamento do líder, principalmente em momentos críticos, faz toda a diferença tanto pelo rendimento do trabalho, quanto pela percepção dos clientes.

A ONU (Organização das Nações Unidas) desenvolveu uma metodologia, que no Brasil é conduzida pelo SEBRAE, chamada Empretec. É um curso destinado aos empreendedores, baseada em aulas e vivências práticas, com o objetivo de melhorar seu desempenho empresarial, garantir mais segurança na tomada de decisão, além de ampliar a visão de oportunidade de negócio.

6. Tecnologia

Se você está pensando que não vai ter tempo para seguir as dicas deste artigo, a tecnologia vai te ajudar! Com as soluções certas, você ganha produtividade e agilidade no dia a dia, abrindo espaço na agenda para se dedicar ao seu desenvolvimento profissional.

Se seu escritório ainda está começando a usar a tecnologia por meio de planilhas, vale a pena fazer um curso de Excel avançado para extrair melhor visualização das informações e análises. Confira aqui modelos de planilhas para cadastro de clientes e funcionários, fluxo de caixa, cálculo de horas extras, entre outras, que vão ajudar muito nesse passo inicial de controle.

Agora, se soluções tecnológicas já são recursos importantes no seu escritório, a dica é adotarferramentas de produtividade para agilizar e padronizar as rotinas contábeis. Um outro passo nesse sentido é implementar o processo de integração contábil, eliminando as atividades manuais (como a digitação dos lançamentos contábeis dos clientes) e garantindo mais tempo para a sua atualização profissional. Com o ContaAzul para Contadores, seu escritório pode realizar a integração contábil com a melhor tecnologia sem pagar nada por isso. Nada!

Além de otimizar o tempo e alavancar a produtividade da equipe você quer se despedir das planilhas, partir para uma gestão mais madura no seu negócio e ficar ainda mais integrado com seus clientes? A ContaAzul te ajuda a dar esse importante salto disponibilizando para o seu escritório, de forma gratuita, o mesmo software de gestão empresarial que seus clientes usam.Cadastre-se para utilizar as ferramentas gratuitamente e atualize a tecnologia do escritório também!

É preciso estar constantemente buscando atualizações como profissional, para ter sucesso na carreira, reconhecimento dos funcionários a valorização dos clientes. Estar conectado com as tendências, sem deixar seu escritório de contabilidade ficar parado no tempo vai gerar credibilidade e aumentar a longevidade do negócio.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós