Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Perguntas e respostas: dez dicas para alcançar com saúde o corpo do verão

Cuidar da parte estética é importante, mas é preciso paciência. Ultrapassar o limite 
para atingir um resultado impossível em tão pouco tempo pode ser perigoso


Para muitos, os últimos três meses do ano significam sacrifício. Para chegar às festas de final de ano com o corpo sarado, as pessoas cometem alguns excessos e erros que podem ser evitados.

Cuidar da parte estética é importante, mas ultrapassar o limite em busca de um resultado impossível em tão pouco tempo pode ser perigoso. O Eu Atleta entrevistou o professorArthur Plácido, da Fórmula Academia São Caetano, e separou dez dicas e recomendações para que você chegue na virada do ano com saúde e alguns quilos a menos.

QUAL O PRINCIPAL ERRO?

O principal e maior erro é querer obter em dois meses resultados que só se consegue em um ano de treinamento ou até mais. É normal muitos alunos voltarem mais ou menos em outubro e pararem em dezembro, totalizando no máximo dois meses e meio de treino. 

É POSSÍVEL TER GANHO EM APENAS 2 OU 3 MESES DE TREINO?


Depende, se a pessoa nunca treinou ela tem uma tendência maior a ter resultados um pouco mais rápidos, ou seja, quem é iniciante vai ter alterações corporais rápidas. A partir do momento que você começar a ter um gasto calórico maior poderá ter uma perda de peso significativa, mas tudo isso em relação a você mesmo. Não podemos colocar parâmetros, pois cada pessoa possui um organismo e a dieta de cada um vai contribuir bastante também. Mas mantendo uma rotina regrada de treino, sono e dieta, é possível sim!

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER ATIVIDADE DURANTE AS FESTAS?

Querendo ou não nessa época a pessoa acaba comendo e bebendo um pouco mais, ou seja, o acúmulo de substâncias tóxicas sobe e isso não é bom para o corpo. Então, a ideia é fazer alguma atividade física durante esse tempo como manutenção dos sistemas cardio e respiratório e evitar essa desproporção de gordura saturada no corpo. Mas, obviamente, se a pessoa exagerar ela vai perder tudo que conquistou nos últimos meses.

MALHAR DUAS VEZES NO MESMO DIA AJUDA OU ATRAPALHA?



No geral para quem está começando a malhar agora essa ideia não é muito legal. Caso a pessoa tenha o acompanhamento de algum personal, faça uma dieta apropriada para dois períodos de treino aí sim ela pode malhar duas vezes ao dia. Mas uma pessoa que busca malhar várias vezes ao dia achando que essa alta intensidade de treino vai queimar muito mais caloria, está totalmente errada. Isso pode acabar gerando alguma lesão muscular e até uma perigosa desidratação. 

COMO A ALIMENTAÇÃO VAI CONTRIBUIR NESSE PROCESSO?

90% dos resultados que as pessoas buscam em uma academia estão aliados totalmente com a dieta, seja lá qual for o objetivo. O corpo responde de acordo com aquilo que é ingerido, ou seja, não adianta nada fazer um treino de altíssima intensidade se depois não fizer a reposição certa de nutrientes que o corpo necessita. Do mesmo jeito, se alimentar mal irá impedir de fazer o treino no volume que gostaria. O ideal é sempre gastar mais do que se consome. Mas o acompanhamento de um nutricionista nesse processo também é muito importante, pois fazer a reposição calórica de maneira correta e na hora correta é o que vai resolver. 

FAZER MAIS EXERCÍCIOS AERÓBICO QUE ANAERÓBICO EMAGRECE?


No geral a perda de gordura está aliada com o sistema oxidativo que é o aeróbio. É ele que vai trabalhar o metabolismo de gordura, que exige tempo de treinamento, uma intensidade moderada, um volume um pouco maior de execução para que seja ativado. Mas isso não significa que exercícios anaeróbicos só trabalhem carboidratos e aeróbicos só gorduras. Todos os sistemas estão ativos! Estudos científicos mostram que a melhor maneira de atingir a forma ideal é aliar os dois treinos: aeróbico e anaeróbico.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR NO VERÃO?

Influencia bastante! Com o aumento da temperatura o corpo tenta eliminar calor para se manter na temperatura basal. Você acaba suando mais e tendo um desperdício maior de líquido que é o maior risco que o calor pode promover, isso pode gerar como principal consequência uma desidratação, que leva a um desequilíbrio cardíaco. Para evitar esse risco só ingerindo bastante água ou evitando fazer atividade física entre 10h e 16h. 

NATAÇÃO OU FUTEBOL COMPLEMENTAM A ACADEMIA ? 

Pode, porém com cuidado. É importante sempre ter um profissional por perto monitorando o que vai ser feito e uma alimentação e hidratação adequada também. Mas fazer um esporte aliado à academia é sempre bom. Só é preciso saber equilibrar a rotina de exercício com uma dieta específica também.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE MANTER A BOA HIDRATAÇÃO?


A recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte diz que você deve ingerir de 200 a 250ml de água a cada 15 minutos de atividade física praticada. Para quem treina nessa época do ano é recomendado tomar de 3 a 5 litros de água por dia, até pela quantidade de líquido que a pessoa perde se exercitando. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO ?


Geralmente as mulheres só querem dar preferência para os músculos inferiores (glúteo e perna), enquanto os homens só pensam em fortalecer o bíceps e o peito. Tudo isso pode ser priorizado, mas com cuidado, o músculo precisa de um descanso, forçá-lo constantemente pode gerar um princípio de lesão e se contundir nessa época do ano não é legal para ninguém.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós