Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Três dias de eventos para comemorar os 58 anos do Paranoá

Shows, desfile cívico, corrida, passeio ciclístico e celebrações religiosas fazem parte da programação

Foto: Pedro Paulo.

A região administrativa do Paranoá completa 58 anos no domingo (25). Para festejar o aniversário, haverá três dias de programação, organizada pela administração regional em parceria com moradores e comerciantes locais.

Na sexta-feira (23), as comemorações têm início com desfile cívico, das 8 às 10 horas. No mesmo dia, das 19 às 21 horas, ocorrerá passeio ciclístico. No sábado (24), a partir das 14 horas, na Praça Central, apresentam-se artistas locais de gêneros musicais diversos, como sertanejo, MPB, gospel e rap.

Para o domingo (25), das 9 às 11 horas, está prevista uma corrida de seis quilômetros. Os atletas sairão da Praça Central, seguirão para a Avenida Principal, retornarão no balão do terminal rodoviário e voltarão ao ponto de largada. Às 11h30, na Praça Central, haverá premiação do concurso de fotografia (veja oregulamento e a retificação). A partir das 12 horas, shows encerram as festividades.


História
A região administrativa homônima do Lago Paranoá originou-se de um acampamento de pioneiros que trabalhavam na construção da barragem, em 1957. Após o término da obra, os trabalhadores permaneceram no local, e outros imigrantes ocuparam a área de forma desordenada. Em 1960, o local tinha cerca de 3 mil moradores em 800 barracos.

A criação foi oficializada pela Lei Federal nº 4.545, em 1964, mas somente em 25 de outubro de 1989, com o Decreto nº 11.921, foram fixados os novos limites e a transferência do assentamento para a área definitiva.

Após a fixação da Vila Paranoá, a área do antigo acampamento tornou-se o Parque Urbano do Paranoá, instituído pelo governo distrital por meio do Decreto nº 15.899, de 1994. A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, estima que a população urbana da região seja de 48.020 habitantes.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós