Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Setor rural engajado na preservação dos recursos hídricos

Meta é proteger 1.000 nascentes em áreas rurais no Brasil


Para garantir a água de qualidade e suficiente para atender às necessidades do campo, da cidade e da rica biodiversidade brasileira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) participa do Programa Nacional de Proteção de Nascentes, criado pelo o Sistema CNA/SENAR, do 1º Concurso de Proteção de Nascentes - proteja uma nascente em um dia.

Em Santa Catarina, a meta é proteger uma nascente por evento realizado pelo SENAR/SC, a partir desta segunda quinzena de setembro. Para isso, será realizado um treinamento com 8 horas/aula, em propriedade rural com nascente que será protegida com os cinco passos: identificar a nascente; cercá-la; limpar a área; controlar a erosão e replantar espécies nativas.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os supervisores da entidade estão acompanhando o programa, de modo que todas as iniciativas de proteção de nascentes sejam registradas e o programa possa ser avaliado como um todo. “A intenção é aperfeiçoar os conhecimentos relativos à preservação e recuperação dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais”, complementa.

Entre os conteúdos apresentados no treinamento estão a importância da água, legislação ambiental, segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, tipos de nascentes e formas de proteção.

Concurso

A iniciativa é destinada às Administrações Regionais do SENAR e aos Sindicatos de Produtores Rurais filiados às Federações de Agricultura e Pecuária, que realizarem a proteção de nascentes em seus Estados, segundo os cinco passos indicados pelo programa.

A premiação do concurso tem duas categorias: número de nascentes protegidas, voltado para as Administrações Regionais, e melhor iniciativa de proteção de nascentes, para os Sindicatos Rurais. Serão consideradas para efeito de premiação as nascentes protegidas e as melhores iniciativas realizadas até o dia 15 de novembro de 2015.

As Regionais do SENAR poderão cadastrar as nascentes protegidas na página especialmente criada para o concurso, na qual deverão preencher um formulário por nascente protegida. Os Sindicatos Rurais preencherão um cadastro específico que ficará sob responsabilidade da Regional do seu Estado.

Os prêmios serão duas picapes compactas, cabine simples, zero km, ano 2015, uma para cada categoria. O resultado final do concurso será divulgado no dia 4 de dezembro de 2015.



Aprenda a proteger uma nascente em cinco passos:
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós