Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

Dermatologista alerta para cuidados com a pele da gestante

Dra. Ana Regina Trávolo, da clínica Monte Parnaso, fala sobre as principais doenças dermatológicas que ocorrem no período da gravidez e como tratá-las


A gravidez é uma etapa onde ocorrem bastantes mudanças no corpo da mulher. Além do barrigão, a pele fica mais propicia a desenvolver problemas como espinhas, mancha e estrias. Isso ocorre devido a hormônios produzidos nessa etapa e ao rápido aumento de peso. E, após o parto, além das preocupações dermatológicas com a sua própria pele, as mães ganham uma nova: a saúde da pele do bebê.

A dermatologista Dra. Ana Regina Trávolo dá palestras sobre a pele da gestante e do bebê, e fala um pouco sobre os principais problemas dermatológicos que atingem as gestantes e como evitá-los.

Cloasma

O que são: Manchas castanhas difusas que surgem na região das bochechas e testa.

Na gravidez: Devido aos hormônios, costumam aparecer ou se desenvolvem com mais facilidade na época da gravidez.

Como evitar: Esquivando-se ao máximo possível da exposição ao sol, e quando ela ocorrer, é importante estar utilizando um filtro solar indicado especificamente para a pele da gestante, além de usar outras medidas que evitem a exposição direta ao sol, como por exemplo, chapéus com proteção contra a radiação UV. O dermatologista ainda pode indicar algum creme especifico – com ácido ou não – que possa ser usado durante a gravidez para prevenir ou diminuir as manchas.

Estrias

O que são: São marcas, que variam do vermelho ao branco, formadas após o rompimento e destruição das fibras colágenas e elásticas da pele, levando a uma atrofia da epiderme e da derme.

Na gravidez: Pelo crescimento e aumento gradual do tamanho da barriga, mamas e coxas, ocorre um estiramento e ruptura das fibras elásticas e colágenas na área das estrias. É comum em até 90% das gestantes entre seis e sete meses.

Tratamento: Hoje já é possível realizar junto ao dermatologista um tratamento que começa desde a gravidez até o pós-parto, e com a utilização de alguns produtos é possível diminuir ou evitar completamente o nascimento das estrias.

Acne

O que é: É uma dermatose que pode ser ocasionada por três fatores associados: aumento da secreção sebácea, obstrução do orifício folicular e colonização por bactérias.

Na gravidez: Os hormônios gerados no período criam uma influencia controversa na atividade das glândulas sebáceas, sendo bastante comum no terceiro trimestre da gravidez.

Tratamento: Não existe um tratamento 100% eficaz para evitar o nascimento das espinhas, mas é possível junto ao dermatologista realizar um tratamento precoce para evitar cicatrizes.

Linea Nigra

O que é: Escurecimento da linha média abdominal que forma uma linha escura vertical no centro da barriga

Na gravidez: Todos temos a linha alba no meio da barriga, mas na gravidez, devido o distúrbio de pigmentação, ela escurece e se torna a linea nigra.

Tratamento: Em grande parte dos casos a regressão parcial ou completa da hiperpigmentação ocorre naturalmente após o nascimento do bebê. Nos casos onde não ocorre, é possível fazer um tratamento dermatológico para eliminar completamente o problema, mas só após o parto, em hipótese alguma se deve fazer algum tipo de tratamento despigmentante durante a gravidez ou a lactação.

Varizes

O que são: São veias que se tornam tortuosas, dilatadas e insuficientes, sendo mais comuns na área das pernas e pés.

Na gravidez: Problema comum na gravidez devido ao aumento de peso da gestante.

Tratamento: O uso de meias elásticas e sessões de drenagem linfática podem prevenir varizes, dores e inchaços nas pernas, melhorando a qualidade de vida da gestante, principalmente no final da gestação.

Ainda existem outros problemas comuns na gravidez e no pós-parto, como aumento de pelos e pintas, mamilos ressecados, herpes e etc. Para tratá-los, é importante ter acompanhamento de um dermatologista durante o período da gravidez, onde será realizada uma espécie de pré-natal para a pele da gestante e, futuramente, do bebê.

Fonte: Redação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós