Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

8 dicas para economizar água em casa

Hoje em dia, economia de água não é mais assunto apenas para ambientalistas, pois o caso já ficou crítico


Assim, toda a população tem se comovido a fim de preservar esse recurso natural de extrema importância para a vida na Terra, uma vez que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, se o consumo não for revisto, praticamente metade da população enfrentará sérios problemas de abastecimento até 2030.

Para evitar esse cenário nada promissor, será necessária a colaboração de todos, sendo que as mínimas mudanças de atitude já podem ajudar. Mas você não sabe nem por onde começar? Então não deixe de conferir agora mesmo nosso post, pois selecionamos 8 ótimas e super simples maneiras de se economizar água em casa. Vamos lá?
Verifique as torneiras

Torneira pingando é sinônimo de desperdício, portanto, verifique sempre se elas foram bem fechadas. Só esse detalhe, em um ano, já pode significar a economia de mais de 10 mil litros de água tratada — além de muitos reais a menos na sua conta!
Feche a torneira enquanto escova os dentes

É possível economizar até 1,9 milhão de litros de água durante a vida se, em vez de deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, você a fechar. Imagine o tamanho da economia se todas as pessoas fizerem o mesmo?
Diminua o tempo do banho

Em poucos minutos é bem possível tomar um relaxante banho e ajudar na economia de água do planeta. Para se ter uma ideia, se duas pessoas em cada residência da grande São Paulo diminuíssem o tempo que ficam embaixo do chuveiro em apenas cinco minutos, a economia já seria de 13,4 bilhões de litros ao mês. Vale o esforço, não concorda?
Atente-se para vazamentos

Um buraquinho de 2 milímetros em um cano já significa 96 mil litros de água desperdiçada em um mês! Impressionante, não? Para identificar esse desperdício, fique atento a qualquer vazamento e, principalmente, ao valor da sua conta — se o preço estiver muito alto, além do considerado normal, vale a pena chamar um profissional para verificar se tem algo errado.
Cuide da piscina

Se você tem uma piscina na sua casa, enquanto ela não estiver sendo usada, procure deixá-la coberta. Assim você evita que a água evapore, fazendo com que precise enchê-la novamente quando desejar se refrescar do sol. Isso sem mencionar o perigo da dengue, mas isso já é assunto para um outro post.
Reaproveite o que for possível

Sabe a água que sai da máquina de lavar roupa? Já pensou que ela pode muito bem ser utilizada para lavar as áreas externas da sua casa? Pois é a mais pura verdade! A captação da água da chuva também seria uma ótima opção para lavar a cozinha, o banheiro e molhar as plantas, por exemplo.
Tire o excesso de sujeira da louça

Você economizará muito mais água se, na hora de lavar a louça, já tiver retirado o grosso da sujeira com um papel. Outra dica é fechar a torneira enquanto ensaboa os talheres, copos, panelas e pratos. Acumule o máximo que puder para não ter que abrir a torneira toda a hora!
Lave tudo de uma só vez

Lavar a roupa todos os dias nem pensar, viu? Acumule o máximo que puder para lavar tudo de uma vez só! Você também pode aproveitar a água do banho para colocar as roupas mais sujas de molho. E se tiver paciência — e tempo — para lavar as peças à mão, melhor ainda!

Então o que ainda está esperando para começar a economizar água? Faça sua parte e repasse seus ensinamentos! Vamos todos garantir um futuro melhor! E não deixe de comentar aqui para compartilhar suas próprias sugestões e dicas! Participe!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós