Últimas

%23BrasíliadeTodosNós

6 dicas de especialista para cuidar do jardim

Não basta simplesmente jogar sementes na terra e esperar que seu jardim cresça bonito e saudável sem mais nenhum esforcinho da sua parte, afinal, é preciso lembrar que as plantas não são independentes a ponto de se hidratarem e se nutrirem sozinhas

Por isso, nesse caso, é preciso dedicação.

Quando as plantas não são adequadamente cuidadas, suas raízes podem apodrecer, as pragas podem surgir e suas folhas e flores podem murchar. Por outro lado, plantas bem tratadas respondem aos cuidados com um ótimo desenvolvimento, uma estrutura forte e beleza exuberante.
Quem quer ter áreas ajardinadas em casa precisa estar disposto a cultivar as plantinhas com carinho, cuidar das necessidades de cada espécie e realmente se dedicar, porque mesmo as mais fortes e de prático cultivo necessitam de atenção. Então confira a seguir 5 dicas básicas para cuidar do seu jardim como um verdadeiro profissional:
1. Limpe a área do jardim

Se você quer ver seu jardim sempre bonito, o primeiro passo é mantê-lo limpo. Assim, limpe as folhas e os galhos caídos, além de quaisquer outros detritos que eventualmente estejam deixando sua área ajardinada com o aspecto sujo. Crie o hábito de dar essa geral no espaço pelo menos uma vez por semana. Além de melhorar a estética geral do jardim, essa estratégia torna o ambiente mais salubre, evita o surgimento de insetos e fornece um respiro aos canteiros. Para fazer essa limpeza sem maiores dores de cabeça, use sopradores e rastelos.
2. Tire as ervas daninhas

Outra dica essencial para manter seu jardim em ordem é se livrar das ervas daninhas com arrancadores de ervas daninhas, medida que vai acelerar o crescimento das plantas e melhorar a qualidade de seu desenvolvimento. Aproveite também para retirar as folhas secas dos arbustos, das árvores e das flores, que podem prejudicar os caules e, consequentemente, danificar as raízes.
3. Areje bem o solo

Não se esqueça de arejar o solo, descompactando a terra e o substrato para que as espécies cresçam sem problemas. Vale ressaltar que esse cuidado favorece a respiração das plantas e possibilita que o oxigênio atinja profundamente as raízes. O resultado disso se vê em forma de plantinhas com aparência muito mais vistosa. Utilize um garfo para afofar a terra ou um arejador de solo)
4. Pode as árvores

Se você tem árvores no seu jardim, especialmente espécies frutíferas, lembre-se de que elas demandam podas regulares. Esse truque é fundamental para manter as plantas saudáveis e fortes para dar frutos. Nesse momento, é indispensável que os ramos mortos sejam tirados, assim como os galhos que encostam uns nos outros.
5. Apare as cercas-vivas

Busque a harmonia estética do jardim mantendo as cercas-vivas sempre bem aparadas, no formato de sua preferência. Para tanto, você pode usar os aparadores de cerca viva ou mesmo as tesouras. Além de acessíveis, essas ferramentas são bem fáceis de usar.
6. Corte o gramado regularmente

Apare o gramado regularmente e evite deixar a grama muito alta, afinal, isso interfere negativamente no desenvolvimento das demais plantas. O ideal é que o gramado não seja cortado muito baixo nas primeiras vezes e que sua altura varie entre 5 e 9 centímetros. Um cortador de grama cai bem nessas horas.

Adotando esses cuidados, sua área ajardinada vai ficar sempre impecável, tanto em termos de saúde quanto no quesito aparência. Só não se esqueça de usar as ferramentas certas e escolhê-las sempre levando em conta ergonomia, potência e produtividade!

Fonte: Redação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não Perca
© direitos reservados
feito com por Brasília de Todos Nós